quinta-feira, outubro 23, 2008

Notícias e ...notícias



Olá camaradas.
Esse não é, por essência, um espaço político. Mas sendo a política um assunto que também cabe em botecos, resolvi dar aquele pitaco.
Me motiva o mal-caratismo da Folha Online, claramente em campanha pró Gilberto Kassab para prefeito de SP. Sabem, não tem nada de errado em assumir uma posição política. A própria Folha em outros tempos, via editorial, assumiu claramente posições políticas a favor de determinadas campanhas ou candidatos. Lembro (mesmo) do editorial onde a Folha se declarava abertamente à favor das eleições diretas. Lembro de outros que defendiam o voto contra o sr. Fernando Collor de Mello. Tudo muito aberto, muito ao contrário da pataquada que vejo hoje.

Em manchete de capa hoje à meia noite, a publicação online diz o seguinte:

Kassab amplia vantagem sobre Marta, diz pesquisa Datafolha.

No parágrafo que se segue ao título, o seguinte texto: "De acordo com pesquisa Datafolha, Kassab tem 54% das intenções de voto, contra 36% de Marta. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos."

Muito bem. Clicando-se na matéria, temos o seguinte título.

Kassab lidera em SP, Marta diz que resultado da urna é o que vale.

Tom bem diferente do que tínhamos na capa, não?
A brincadeira não pára aí. Vemos pelo gráfico exposto na matéria que desde a última sondagem do próprio Datafolha ambos os candidatos oscilaram um ponto. Kassab subiu um ponto. Marta caiu um ponto.
Voltando ao texto dado após manchete de capa temos que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O que nos leva a qual brilhante conclusão?
Que NADA mudou da penúltima pesquisa do Datafolha para a última!

Pergunta-se: o que levou à manchete do site da meia noite desse dia 23 de outubro?

Acho que estou enterrando qualquer chance, se é que tinha alguma, de trabalhar para a FSP.

Nenhum comentário: