domingo, janeiro 08, 2006

Das férias, parte 2 - botecos de praia

Vou ser sincero: gosto de praia, mas em doses homeopáticas. E de todos os serviços que a praia oferece, aí contados o sol, a areia, o mar e os vendedores ambulantes que te oferecem de redes a casquinhas de siri, eu gosto mesmo da cerveja.
A praia dispensa maiores cerimônias. Senta-se na cadeira alugada (2 pilas em Maceió), e pede-se a cerveja. Até aí nada que não aconteça na cidade, o diferencial são os extras.
Crianças berram na água. As barracas insistem em tocar axé ou qualquer variante de música descerebrada cheia de vogais (o que seria da música baiana sem as vogais? ôôô...êêê...aôaôaô). Pessoas querem venter tudo...tudo. Você tem que vestir um tipo de segunda pele feita de protetor solar (já tentou pegar o copo de cerveja logo após passar protetor?). Tem o espetáculo bizarro de pessoas que passaram o ano inteiro no sedentarismo completo e na praia viram atletas. E conforme a maré muda, você também tem que mudar...toca arrastar cadeiras e parafernálias praia acima.
Mas que sujeito chato sou eu! A praia tem sim seus valores (além da cerveja) e Maceió e Recife estão entre as cidades com algumas das praias mais bacanas que já vi. Boa Viagem e Pajuçara são ótimas praias urbanas. Na primeira me chamou a atenção um tal Parque dos coqueiros onde os ditos são plantados por pessoas que ganham uma placa para escrever uma dedicatória. Tipo, dedique um coqueiro a quem você ama, saca? Entre os homenageados, filhos, pais, maridos, esposas, autoridades, artistas e por aí vai. Lá também tem placas indicando a incidência de ataques de tubarão. Em inglês é mais grave e indica risco acima da média. Por via das dúvidas fiquei a alguns metros da água Em Maceió o povo é muito simpático e não te incomoda tanto com a oferta de serviços como é tão comum nessa época do ano e lá as barracas de beira de praia, pra quem prefere nem por o pé na areia são bem estruturadas e tem preços camaradas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo, foram férias ou matírio ?? Estes dois últimos posts podem ser considerados como a visão nua e crua (lembrei do petisco mal cozido q tb é servido em bares de praia... esse vc não comentou hehe) de uma saga por momentos de paz e descanso... se bem q em Recife não há como meeesssmmmooo....
Se queres sossego, vá à Barra Grande!! Um espetáculo de vila que fica na Pe´nínsula de Maraú - BA Vc não fica livre de todos os "Extras" mas com certeza vai adorar a tranquilidade de lá.
Mil bjos para vc e para a Rê.