terça-feira, setembro 25, 2012

Acordou o novo prefeito, Celso Russomano...


...no dia 07/01/2013


Começou o dia mantendo a velha rotina - “Não sou outra pessoa. Preciso lembrar disso sempre” - banheiro, café da manhã, paletó, rua. O carro oficial já o esperava para o primeiro dia de trabalho. “Parabéns, prefeito”, disse o motorista com um sorriso forçado. 
Devolveu um sorriso aberto e franco. “Vai ser um bom dia”. 
No caminho puxou assunto. Seu nome, “Jeremias”, mora onde?, “Em Guaianazes”, que brabo, hein?!

Pediu para passar por algumas ruas do centro. Queria ver onde Kassab tinha parado no projeto de limpeza da cidade. Admirava o ex-prefeito por sua coragem em afastar das ruas os notívagos. Queria, do fundo do coração, devolver a cidade às pessoas de bem, às famílias. Daria continuidade ao projeto. Fecharia bares, casas de show, prostíbulos. “Afinal, um sujeito que está na rua depois das dez ou é delinquente ou é bandido”.

Poucos dias antes de assumir teve uma reunião com Kassab e presidentes de construtoras e incorporadoras.

“Celso, esses foram os meus parceiros durantes esses anos de limpeza. A cidade precisava de um choque pra mostrar que estamos preocupados com as famílias. Matamos dois coelhos com essa parceria: tiramos os vagabundos das ruas valorizadas do centro e construímos lugares habitáveis para que os trabalhadores pudessem retomar essa região”.

“Mas falta o segundo passo”.

“Falta o segundo passo. Todos nós contamos com você para levar isso adiante”

“Não vou decepcioná-los”.


Linha cronológica do governo Celso Russomano

2013

Toma posse no dia primeiro

15 - Recebe levantamento de todos os casarões abandonados da cidade

16 - Recebe levantamento de todos os prostíbulos, bares e casas noturnas

26 - Segunda reunião com representantes das construtoras e incorporadoras em local secreto

31 - Anúncio do plano Nova São Paulo.


Fevereiro

02 - Assinatura de acordo com os donos de empresas de ônibus. O acordo prevê que “em hipótese alguma” os ônibus circularão depois das 22 horas em São Paulo”.

15 - Assinatura de acordo com empresas de demolição e com as construtoras. As primeiras receberão parte do lucro da construção de novos imóveis como pagamento pelos serviços. A prefeitura definirá o cronograma e os locais de demolição.


Ambos os acordos têm intermediação do governador Geraldo Alckmin, que pretende levar a proibição de circulação também para o metrô.


Março

20 - Os primeiros casarões abandonados do Bexiga vêm abaixo


Abril

30 - Lei que proíbe o consumo de álcool nas ruas é sancionada. A Guarda Civil Metropolitana começa o patrulhamento nas regiões da Augusta e da Bela Vista, expandindo para o centro velho, especialmente Consolação, República e Campos Elíseos.


Maio

07 - Estudantes da USP se reúnem na frente da Prefeitura para consumir bebidas alcoólicas. A imprensa chama a manifestação de “bebaço”. Há confronto com a polícia, o que causa 250 quilômetros de congestionamento. O congestionamento é a manchete dos principais jornais.

08 - Bares e casas noturnas das regiões da Augusta, Bela Vista e centro são fechadas. Prostíbulos são demolidos.

12 - Em missa na catedral da Sé, o prefeito pede “força a Deus para se manter firme aos propósitos cristãos”.


Junho

01 - A primeira Virada Cultural sem álcool acontece no centro. Para facilitar a inspeção, o evento é reduzido a um único palco no Anhangabaú. Eventos na periferia são cancelados. A taxa de homicídios atinge pico: 250 são assassinados no fim de semana em vários pontos da cidade, nenhum no centro. A imprensa chama o evento de “sucesso”. Matérias mostram famílias de Higienópolis e dos Jardins indo ao centro pela primeira vez.

20 - O último casarão da cidade cai. É pauta dos cadernos de cidades dos principais jornais e dos telejornais locais, que buscam antigos moradores. Um deles, conhecido como “Mato-Grosso”, chora de saudade.

Julho

10 - Por toda a cidade, máquinas se posicionam para iniciar as obras de novos empreendimentos. Apartamentos serão financiados a juros abaixo do mercado por um novo banco criado pela cidade de São Paulo. Para conseguir financiamento são necessários atestados de bons antecedentes e comprovação de família constituída.


Agosto

01 - A imprensa se reúne para cobrir o fechamento do último bar do centro da cidade. É uma Casa do Norte que estava aberta desde os anos 1950. Moradores dos prédios vizinhos comemoram: “Isso aqui era bagunça toda noite. Finalmente vamos ter sossego!”, diz uma senhora que se mudou para o centro em 2011, vinda do Morumbi.


30 - Com o centro pacificado, o prefeito concentra esforços na periferia. É lançado o projeto “Amigo da Vizinhança”. Pessoas com bons antecedentes podem se oferecer para ajudar a patrulhar o bairro. Vinte mil se cadastram nas primeiras horas.



Novembro

06 - Morro Grande, a última favela da cidade termina em chamas. Peritos investigam o caso e concluem que o fogo foi causado por um curto-circuito.


08 - Máquinas de terraplanagem começam a trabalhar no terreno da Morro Grande, que abrigará um shopping center.


10 - Habitantes da Morro Grande recebem o direito a um apartamento em uma das novas moradias populares construídas em Marsilac, extremo sul da cidade. O certificado de bons antecedentes é exigido.


Dezembro

01 - Lançado o programa “Natal em Paz”, em parceria com o governo do estado. O programa prevê o aumento do efetivo da Rota e da Guarda Civil Metropolitana. Ambos irão patrulhar todas as ruas de São Paulo na semana entre o natal e o ano-novo.



2014

Janeiro

02 - Saldo do programa Natal em Paz é anunciado. Quinhentas pessoas detidas e 200 suspeitos mortos.

07 - Uma comissão de artistas tenta se reunir com o prefeito para discutir a falta de incentivos à cultura. Não são recebidos.

25- Primeira turma dos “Amigos da Vizinhança” vai às ruas no aniversário da cidade. Na primeira semana de atuação são 154 os detidos em “atitude suspeita” ou “porte de bebida alcoólica”.



Março

13 - Uma comissão de educadores tenta se reunir com o prefeito para discutir problemas estruturais nas escolas municipais. Não são recebidos.

14 - O Shopping Augusta é inaugurado entre as ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado. Na mesma semana é inaugurado o Megatério, torre de 40 andares entre as ruas Matias Aires e Peixoto Gomide.


Maio

20 - A primeira morte causada por um Amigo da Vizinhança - Ralf Medeiros, de Pirituba - não é registrada.

21 - O Amigo da Vizinhança Ralf Medeiros recebe a medalha Anchieta por “serviços prestados à comunidade”


30 - Em pronunciamento, o prefeito Celso Russomano chama São Paulo de “cidade pacificada, pronta para receber os visitantes estrangeiros que virão ao Brasil por causa da Copa do Mundo”.


Junho

12 - A abertura da Copa do Mundo é restrita a turistas estrangeiros. A Rota faz o patrulhamento de um raio de 15 quilômetros do estádio. Mais de 600 pessoas são detidas tentando fazer comércio ilegal no estádio, imediações e no metrô.


Agosto

8 - Inaugurado o primeiro prédio que combina apartamentos, escritórios, escola particular, shopping center e escritórios no centro São Paulo.

10 - A Sala São Paulo é fechada por falta de verbas.

11 - Maestro e músicos da OSESP são presos por suspeita de corrupção.

Setembro

10 - Sessenta feridos em queda de laje no Shopping Augusta. Peritos da prefeitura dizem que acidente foi causado por “pequenos abalos sísmicos”. Perguntados sobre a novidade geológica, calaram-se.


Dezembro

24 - Grupo intitulado “9 de Julho” pixa paredes de prédios públicos com frases incitando a população à desobediência civil.

26 - Chefe da secretaria de segurança anuncia parceria com “todas as forças” de segurança para punir os vândalos responsáveis pelas pixações.



2015

Janeiro

01 - Grupos de jovens - muitos deles menores - portando bebidas alcoólicas são presos em todos os pontos da cidade. Boa parte é liberada por falta de vagas nas unidades da Fundação Casa e nas delegacias

15 - Jovens de skate fecham a Av. Paulista. A imprensa chama o movimento de “skataço”.


Março

05 - Ex-frequentadores da Augusta vão às ruas do centro mobilizados pelas redes sociais. Todas as combinações de gênero possíveis carregam faixas dizendo “eu também sou família” e “quero meu espaço de volta”.


Abril

18 - O movimento agora batizado de “Eu sou família” promove uma “Virada Cultural - Lado B” em várias partes da cidade. A polícia tenta reprimir o consumo de álcool, mas é reprimida pela multidão. Há confronto. Crianças e adultos morrem.

19 - Na imprensa, os dois vereadores da oposição exigem investigação sobre as mortes na Virada.




Maio

15 - Em coletiva de imprensa, o prefeito divulga o nome de dois policiais responsáveis pelas mortes na Virada. Chama o fato de “página virada”. Na mesma coletiva, anuncia a construção de um novo hospital no Mandaqui e um novo terminal de ônibus, mais moderno, que irá substituir o Tietê, na Luz, integrado ao novo hub de linhas do metrô e da CPTM. É ovacionado.


Setembro

20 - Com popularidade recorde (95%), o prefeito anuncia previamente sua candidatura à reeleição em 2016.


Dezembro

01 - Ex-moradores de favela, do centro de SP, ex-frequentadores e donos de bares, ex-moradores da região, artistas, professores e outros servidores públicos municipais se juntam em uma marcha que reúne mais de 1 milhão de pessoas na Av. Paulista contra o prefeito. Acampam na avenida causando mais de 400 km de congestionamentos na cidade.

02 - A prefeitura responde com um exército formado de Amigos da Vizinhança com apoio tático e logístico da Polícia Militar. O evento passará a ser chamado de Massacre da Paulista, o último ato do prefeito antes de ser destituído do cargo.

Nenhum comentário: