quinta-feira, junho 21, 2007

Virei a esquina e topei com 30 anos

Amanhã vou olhar no espelho de manhã, para os rituais humanos corriqueiros, e vai estar o reflexo de um cara com 30 anos vividos. Talvez eu puxe pálpebras pra baixo, afaste alguns fios de cabelo aqui e ali e descubra uma nova dobrinha, um novo fio branco; no mais, o mesmo eu.
Devia ter um espelho que mostrasse como a gente vai por dentro, que eu sinto algumas coisas que não sentia quando completei 20. A capacidade de entornar diversas qualidades de bebida numa mesma noite e acordar no dia seguinte como se nada tivesse acontecido me escapou, por exemplo. Dez anos atrás eu comecei a fumar e hoje eu sinto os efeitos disso quando subo uma ladeira, ou boto os bofes pra fora de manhã cedo na hora do banho.
São coisas que me fazem pensar que a gente tem um limite, e acho que essa é uma das descobertas desses tempos de 30 anos. A gente se pega falho, descobre que não tem a capacidade regeneradora eterna e nem pode dobrar barras de aço com o mindinho. Dá um certo medo, mas o medo faz parte.
Conversava com um amigo, dias atrás. Ele está dez anos na minha frente nessas descobertas e passagens. Concordamos em um ponto: a tal crise dos 40 começa aos 30. A gente se pega mesmo sentindo que tudo o que fizermos nesse período define o que seremos para o resto das nossas vidas. 20 anos é fichinha. Dos 20 aos 27, 28 você tem mais é que curtir uma boa dose de irresponsabilidade. De repente você acorda um dia pensando em que diacho está fazendo. Acorda olhando em volta e vendo onde você está. Em boa parte dos casos tem ali do seu lado uma mulher que te ama, e que você ama de volta e quer passar o resto da vida do lado dela. Olha pra uma casa que você está construindo. Uma família apontando. Te dá uma paz e um nó na garganta. Você se vê homem, no melhor sentido do termo. Tem um mundo pela frente e um passado com um bom repertório de acertos e cagadas em que se basear. No meu saldo geral de acertos e cagadas, foi um bom passado - tenho milhares de fotos pra provar. Vai ser um bom futuro. Está sendo uma boa vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Inspirador, Leo... Como tudo que vc escreve, diga-se de passagem...

Beijinhos,
Rosi.