terça-feira, outubro 09, 2012

Prove que você é inocente...




Antes de mais nada, quero deixar claro que não pretendo defender absolutamente nenhum dos réus que foram, agora mesmo, condenados pelo STF no julgamento do que a imprensa chama de mensalão.

E quero deixar claro que não sou jurista, mas sou bom observador e bem informado. Conheço desde sempre um princípio que diz que em caso de dúvida, dá-se ganho de causa para o réu.

O que acabou de acontecer foi a concretização de algumas aberrações jurídicas no STF: uma é a "flexibilização" da necessidade de provas para se condenar alguém.

Outra foi a inversão da prerrogativa de apresentação de provas. Agora, quem for julgado precisa apresentar provas de inocência. À acusação cabe a coleta de depoimentos, e isso basta como prova com base no princípio da lógica.

Pela lógica definida hoje, o fato de alguém ser chefe de alguém que foi julgado faz dele culpado. Afinal de contas, "como alguém que é chefe não sabe do mal-feito de seu subordinado?".

Que é o mesmo que dizer que o presidente da República tem obrigação de saber o que cada secretário de cada ministério está fazendo 24 horas por dia.

Se você acha isso pouco, saiba que a partir de hoje você tem que saber o que seu marido/mulher guarda no banco ou a conduta dele/dela no trabalho e na vida. Acompanhe suas declarações de imposto de renda e verifique se ele/ela votou nas últimas eleições. Porque o que o STF disse hoje é que "não é possível uma pessoa ter uma relação de tanto tempo com outra e não saber do que ela andava aprontando". E sim, eu estou exagerando. Ou não.

Nesse exato momento, o PT está sendo impresso nas capas dos jornais de amanhã como o partido mais corrupto da história desse país, envolvido no maior escândalo de corrupção da história desse país. Foi o STF que disse, não foi a FSP nem a Veja, nem o Serra. Aliás, a foto abaixo acabou de ser publicada no site da Veja.



Nos jornais não vai existir uma linha sequer dizendo que para aprovar uma lei são necessários votos no senado e na câmara, mas que nenhum senador foi vinculado ao mensalão.

Também não vão dizer que é o senado quem decide os quadros do STF.

Também vão esquecer de dizer que esse mensalão (que não é o primeiro nem vai ser o último) começou em Minas Gerais, que envolve Daniel Dantas e o PSDB. Eles não foram julgados e não são notícia. Os paladinos da justiça brasileira vão esquecer de ir além e cobrar do STF o julgamento desse processo que está na gaveta há 14 anos.

Também não será notícia a emenda da reeleição e as privatizações.

Hoje é dia de comemorar o fim do PT e a desgraça de Lula.

Ah, Lula. Como você não sabia?! Você não era o presidente?