sexta-feira, março 07, 2008

Qual é o medo da Folha de S. Paulo?

Sim...faz tempo que não posto aqui...(posto?). Sim...faz tempo que não escrevo...
Mais do que uma crônica engraçadinha, ou uma matéria leviana sobre um assunto leve e engrandecedor, o que me faz voltar a esse 'lugar' é o péssimo exemplo de jornalismo idem dado pela Folha Online agora, há pouco.
Em matéria não assinada, a Folha dá opinião do diretor José Padilha (Tropa de Elite ), publicada na revista Playboy, a respeito do consumo particular de maconha. Até aí nada grave.
Começa destacando a opinião emitida em outro veículo que está disponível desde o fim do mês passado; posando de bom moço. O(s) jornalista(s) responsável(eis) pela matéria diz(em) que o diretor estava incomunicável, se diz impossibilitado de falar com o diretor.
Segue taxando a entrevista do diretor para a revista como "uma conversa franca", algo não conseguido pela FSP desde que o filme foi lançado.
Vai além, taxando de hipócrita a posição do diretor a respeito da pirataria ( meio através do qual, segundo esta Folha, o filme teria recebido melhor divulgação).
Tudo empacotado e brilhante para vender matéria em que o título mais condizente seria "Diretor de Tropa de Elite fumou maconha".
Oras! Como dizia o Barbudinho de Nazaré: "Sejam quentes ou frios, os mornos eu vomito!"