quarta-feira, maio 02, 2007

Grandes Momentos da Humanidade. Parte 1 - Mudando de Casa

Conheço gente que passa a vida inteira na mesma casa, ou só se muda uma vez quando sai da casa dos pais para formar nova família. Tem também aqueles que formam nova família dentro da casa dos pais mesmo.
Nas minhas contas, por baixo, já mudei de casa umas 15 vezes, o que me faz um razoável conhecedor da arte. Mesmo assim, abalizado "cachorro mordido por linguiça", tomei uma bola por baixo das pernas ainda outro dia.
Acontece que Renata e eu entramos para o seleto grupo de proprietários de casa própria. Um belo apartamento ali na al. Ribeirão Preto, a duas quadras da Av. Paulista no lado do Bexiga, que é onde enterramos o umbigo ( expressão indígena que poeticamente ilustra a pertença da pessoa ao lugar).
Sensação bacana. Durante o mês e meio de espera até a entrega das chaves -que aconteceu no último domingo - fizemos planos. Sonhamos móveis do jeito que sempre quisemos e não compramos por não achar legal investir tanto num espaço que não era definitivamente nosso. Agora sim! Podíamos nos dar ao luxo de fazer as coisas do nosso jeito, pensando no longo prazo. Grandes refrigeradores com espaço para toneladas de comida congelada. Poltronas dispostas milimetricamente. Sofás que te abraçam na frente da TV disposta sobre o rack bacaninha.
E quem sabe, delírio dos delírios, uma mesa com 6 lugares.
A certeza de que tudo estava perfeito foi nossa ruína.
Corremos para a Tok & Stock e encontramos o sofá, aquele que te abraça em frente à TV...marcamos a entrega para 05/05, "claro que vamos conseguir mudar no fim de semana depois da entrega da chave, né?"
Toca para as Casas Bahia pra ver a geladeira. A geladeira gigante para toneladas de comida congelada. Dispensamos o dispenser pra água que frescura tem limite. Chutamos todos os baldes, porém, comprando uma TV LCD. Data de entrega? 05/05.
Corremos para a Teodoro Sampaio (para quem não é de SP, é uma das famosas ruas especializadas daqui, esta é especializada em móveis. Milhares de lojas de móveis) para ver se achávamos o rack bacaninha. Achamos. Data de entrega? 05/05.
Fomos para casa felizes e satisfeitos, mas não sem uma pulga atrás da orelha. "Será que está tudo certo mesmo no apartamento?" "Claro que está! Por que não estaria?".
Estranhamente o proprietário do apartamento nos ligou na noite do sábado dizendo que não poderia entregar a chave em mãos. Tinha uma viagem urgente. Deixaria a chave na portaria, boa sorte, boa sorte. Um frio na espinha nos acompanhou durante a noite.
Acordamos no domingo e fomos buscar a chave.
Regra número um das mudanças: um apartamento mobiliado esconde muita coisa. Não faça nada até ver o apartamento vazio.
A visão do apartamento vazio foi um sopapo. Fomos mirins. Dentes-de-leite. Só a pintura do apartamento tomaria pelo menos uns 3 ou 4 dias. Outros detalhes foram surgindo, entre eles o espaço vazio na cozinha, onde devia estar um fogão embutido, que não compramos. Pra quem não sabe, um fogão embutido custa de 40% a 50% mais do que um fogão convencional.
Ainda na cozinha algo me fez tremer. Havia um nicho para a geladeira. Que estranhamente parecia curto...Pensei na nossa geladeira de guardar toneladas de comida congelada. Peguei a trena e medi a largura. 70,5 centímetros. Preferi ficar calado. Teríamos que voltar de qualquer jeito nas Casas Bahia para remarcar a entrega das compras, então eu mediria a geladeira.
Foram horas tensas até a segunda feira. De noite sonhei com um tribunal de geladeiras me julgando por não ter medido o nicho antes da compra. Acordei suado e gritando. Mas divago.
Acordamos na segunda-feira determinados. Fomos à Consolação (outra das ruas especializadas de SP, nesse caso em iluminação. Não a espiritual, a elétrica.) para comprar outro item faltante: luminárias e spots. Levamos tudo para o apartamento novo.
Na parte da tarde voltamos à loja do rack e depois às Casas Bahia para alterar a data de entrega. Discretamente puxei a trena e medi a geladeira. Alívio. 68cm de largura. Tínhamos 2cm de sobra, o que na escala dos nanômetros é mais do que a extensão do Maracanã. Na minha cabeça eu vi o tribunal das geladeiras virando as costas e dizendo "que isso não se repita!".

Estamos mais calmos agora. Conversamos com um engenheiro, amigo da família da Renata, que se propôs a ver a disponibilidade para fazer a pequena reforma. Já estamos pensando em mudar só no fim do mês. Mudança tem que ter paciência, gente. Tem que ter paciência.

Rock Press

Pelo menos dessa vez eu tenho uma boa desculpa pra demora em postar alguma coisa que não seja o velho e bom bloqueio. Estava escrevendo uma matéria para o site Rock Press a respeito do lançamento do novo album do Nine Inch Nails.
Clica!
Os comentários de vocês são muito bem vindos!